HISTÓRICO E INTRODUÇÃO


RETORNAR

                A Universidade Federal de Viçosa oferece o curso de graduação em Química com habilitações em Bacharelado e Licenciatura, num total de 60 vagas anuais, via ENEM/SISu. Ao ingressar no curso de Química, o estudante deverá optar por uma destas diversificações. Habilitando-se na Licenciatura ou no Bacharelado o profissional pode optar pela continuidade de seus estudos, na outra habilitação, ou pleiteando vaga nos cursos de mestrado da própria UFV e em outras instituições. A UFV, oferece a Pós-graduação em Agroquímica a nível de Mestrado e Doutorado, com treinamento especializado nas várias áreas da Química. 

               O Químico é um profissional capacitado em ciências básicas e aplicadas, com conhecimentos técnicos suficientes para interagir com a natureza, produzir e controlar materiais sintéticos, promovendo melhor qualidade de vida à sociedade. O Bacharel em Química tem como principal campo de atuação as indústrias, as universidades e os institutos de pesquisas. Na indústria, o Químico atua no estudo, no planejamento, no desenvolvimento, na fabricação e no tratamento de produtos químicos, em análises químicas e no controle de qualidade. O Licenciado está apto para o exercício do magistério de Química no ensino médio.
               
São oferecidas aos estudantes várias oportunidades para complementarem sua formação acadêmica, como, por exemplo, por meio de Programas de Iniciação Científica, com bolsas do CNPq ou da FAPEMIG e atividades de monitoria.
               
O Departamento de Química, majoritário no oferecimento de disciplinas do curso de Química, possui um corpo docente de 45 professores, constituído na sua totalidade por professores com doutorado em Química. Todos os professores atuam em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Oferece em média 50 disciplinas atendendo a aproximadamente 4.000 matrículas por ano. Essas disciplinas são oferecidas para alunos dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Bioquímica, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Física e Química. São oferecidas 26 disciplinas de Pós-graduação que são utilizadas pelos programas de Mestrado e/ou Doutorado em Agroquímica, Botânica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência Florestal, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Solos e Nutrição de Plantas e Zootecnia. O Departamento de Química possui laboratórios de pesquisa nas áreas de Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-química, além dos laboratórios destinados, exclusivamente, a aulas práticas das diversas áreas.
                Na UFV, o curso de Química/Licenciatura, teve início em 1972 e o Bacharelado, em 1983, reconhecido, respectivamente, pelas Port. 701/81 e 405/82.


Parceiros