Iniciadas as atividades do Mestrado Profissional em Química

O Departamento de Química da UFV iniciou no sábado, 12/08/17, as atividades do Mestrado Profissional em Química (PROFQUI). Este programa  é um mestrado em rede nacional sob a coordenação geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a participação de 20 universidades de todo o país.

O objetivo do programa é beneficiar professores em exercício nos ensinos fundamental e médio. Como será semipresencial, os alunos professores continuarão com suas atividades profissionais nas escolas durante o período do curso. Na UFV, as aulas serão aos sábados e terão a participação de mais de 20 professores.

A coordenação será do professor Efraim Lázaro Reis, que integra o Comitê Gestor Nacional do PROFQUI.

Neste primeiro encontro, dia 12/08, as atividades iniciaram as 8:00 h com apresentações da Comissão Coordenadora local (Professores Efraim L. Reis, Daniele C. Menezes, Deusanilde J. Silva e José Roberto S. Maia), do histórico do PROFQUI desde a reunião em 29/10/2013 no CRQ-IV em São Paulo e dos regimentos nacional e local.

O CRQ-MG, intermediado pela Delegacia Regional do Conselho em Viçosa, ofertou aos 20 alunos do curso pastas, canetas e livros do palestrante do dia.

De 10:00 as 12:00 horas, foi apresentado um seminário pelo professor da Univiçosa e aposentado da UFV, Dr. Per Christian Braathen, da área de educação química que fez uma palestra sobre Aprendizagem Significativa além de uma parte prática dentro da disciplina QUI 804 (Seminários Via WEB I).

Na parte da tarde foram feitas as apresentações dos planos de ensino das disciplinas QUI 801 (Origens dos Elementos e Moléculas) e QUI 840 (Fundamentos Metodológicos para a Pesquisa em Ensino em Química), sob as coordenações respectivas dos professores José Roberto (Área de Química Inorgânica) e Regina Simplício (Área de Educação Química).