Notícia

Descoberta uma cerâmica que armazena calor


Redação do Site Inovação Tecnológica -  10/09/2015
 

Cerâmica que guarda calor

Pesquisadores da Universidade de Tóquio sintetizaram um novo tipo de material que armazena energia térmica por longos períodos.

A cerâmica armazenadora de calor libera de volta a energia guardada quando é levemente pressionada.

Hiroko Tokoro e seus colegas afirmam que a cerâmica poderá ser usada sobretudo para a recuperação do calor desperdiçado pelos processos industriais e para o armazenamento de energia termossolar.

Mas qualquer processo de reciclagem de calor é um candidato em potencial para se beneficiar do novo material.

Além da aplicação direta do calor, a cerâmica pode ser aquecida por uma corrente elétrica ou pela irradiação com luz, o que permite ciclos contínuos de absorção e liberação de calor por uma grande variedade de métodos.

Armazenamento de calor

Vários materiais armazenam calor, mas nenhum deles é um depósito confiável, já que liberam lentamente o calor de volta para o ambiente.

A nova cerâmica, por sua vez, guarda o calor que recebe e só começa a liberá-lo quando é submetida a uma pressão de 60 megapascal (MPa) - o equivalente a 600 bar.

O material consiste em um óxido de titânio (Ti3O5), que passa de uma fase beta para uma fase lambda quando é aquecido, e vice-versa quando é pressionado, liberando o calor.

"Este material também tem possibilidades de uso em dispositivos eletrônicos avançados, como folhas sensíveis à pressão, almofadas de aquecimento reutilizáveis, sensores de condutividade sensíveis à pressão, memórias resistivas acionadas eletricamente (ReRAM) e memórias ópticas," sugerem os pesquisadores.

Bibliografia:

External stimulation-controllable heat-storage ceramics
Hiroko Tokoro, Marie Yoshikiyo, Kenta Imoto, Asuka Namai, Tomomichi Nasu, Kosuke Nakagawa, Noriaki Ozaki, Fumiyoshi Hakoe, Kenji Tanaka, Kouji Chiba, Rie Makiura, Kosmas Prassides, Shin-ichi Ohkoshi
Nature Communications
Vol.: 6, Article number:7037
DOI: 10.1038/ncomms8037

Parceiros