Orientador do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica é eleito Fellow da Sociedade Real de Química da Inglaterra

O jornal The Times, publicado em Londres, em sua edição de 15 de Janeiro de 2014 publicou a lista dos novos membros eleitos para a categoria de Fellow da Sociedade Real de Química (Royal Society of Chemistry – RSC) da Inglaterra. Na lista consta o nome do professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, professor do Departamento de Química da UFV até 2011 e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica há mais de 20 anos.

A RSC foi fundada há mais de 170 anos e é a sociedade de Química mais antiga, tendo sido originalmente fundada em 30 de março de 1841 com o nome de Sociedade de Química. Das várias categorias de membros Fellow é reservada a “profissionais com comprovada experiência e maturidade na carreira e que contribuíram para promover o avanço e ampla aplicação da química”, conforme está no estatuto daquela sociedade.  Juntamente com o certificado de admissão, ao novo Fellow é facultado utilizar as letras designatórias da categoria (FRSC) após o nome. A indicação do nome do professor do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica para a mais elevada categoria da RSC é um reconhecimento da contribuição dada pelo pesquisador ao avanço da química, tendo toda a sua contribuição dada enquanto docente da UFV. Segundo o Chefe do Departamento de Química da UFV, professor Antônio Jacinto Demuner, essa honraria demonstra a visibilidade internacional de várias pesquisas realizadas no Departamento de Química da UFV.

O professor Barbosa implantou na UFV, uma linha de pesquisa em síntese de novos agroquímicos e criou o Laboratório de Análise e Síntese de Agroquímicos (LASA). Atualmente, além de orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, o professor Barbosa é desde 2012 professor titular do Departamento de Química da UFMG.

(Notícia na página da UFV)