Notícia

Dissertação de mestrado em Agroquímica é capa da revista Química Nova


    No número 9/2013 da Revista Química Nova, da Sociedade Brasileira de Química, saiu publicado um artigo que é parte da dissertação de mestrado de Juliana Vanir de Souza, no Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, orientado pelo professor César Reis (DEQ), com as coorientações dos professores Efraim Lázaro Reis (DEQ) e Eduardo de Sá Mendonça (UFES).

Relata-se um estudo inédito, que foi capa deste número da revista, uma das mais importantes publicações da área Química no Brasil.

Este trabalho foi conduzido dentro do projeto Terrantar, coordenado pelo professor Carlos Ernesto Schaefer, do Departamento de Solos da UFV, que realiza pesquisas em solos e ecossistemas terrestres na Antártica, dentro do PROANTAR, desde 2002, e do INCT da Criosfera.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar algumas características físico-químicas das substâncias húmicas que interferem no pro­cesso de mineralização da matéria orgânica de solos da Antártica Marítima. O estudo detalhado das características da matéria orgânica em solos da Antártica é apontado como uma das prioridades da pesquisa Antártica, sendo fundamental para uma melhor compre­ensão do funcionamento dos ecossistemas terrestres e análise dos possíveis impactos das mudanças climáticas globais.

 O projeto conta como colaborações e parcerias com as instituições UFES, UFRRJ, UNESP, UFMG, UFsCar, USP, UFPR e UFRGS, além das Universidades de Cambridge, Wisconsin e Western Austrália. Foi pioneiro em pesquisas sobre sequestro e emissões de C-CO2 na Antártica, com inúmeros trabalhos publicados pelo grupo, além de diversas dissertações e teses orientadas.

Desta forma é momento de celebrar a sinergia entre os parceiros de diversas instituições dentro deste projeto com mais de dez anos de pesquisa contínua na Antártica, bem como a oportunidade de consolidar os avanços do Brasil na pesquisa Antártica, onde o grupo TERRANTAR estabeleceu a maior rede de monitoramento de mudanças climáticas nos solos, do qual este estudo faz parte.


Parceiros