Professor do DEQ publica livro sobre cotidiano dos átomos

O Professor Marcelo Ribeiro Leite de Oliveira do Departamento de Química da UFV, fará o lançamento do livro intitulado:  "Elementar, caros amigos - o fascinante dia a dia dos átomos."
O autor convida a todos os amantes da Química a comparecerem para a manhã de autógrafos.

Local Atelier do Arquiteto (Calçadinho No. 21)
Data 26/10/2012
Horário 10 às 13h

Sinopse do livro

Do que é composto um fósforo? Onde encontrar irídio, antimônio, cobre ou enxofre? Você sabia que o cálcio está no giz da lousa, que o chumbo pode ser encontrado nas baterias e fusíveis e a estibinita era usada na Antiguidade como sombra para os olhos? E que o diamante  nada mais é do que um amontoado de átomos de seis prótons, seis elétrons e alguns nêutrons, muito parecido com algo nada brilhante: a grafite?

O químico Marcelo R. L. Oliveira nos apresenta, no livro Elementar, caros amigos: o fascinante dia a dia dos átomos (selo A Girafa), curiosos contos bem-humorados, que nos aproximam dos elementos que compõem toda a natureza e a nós mesmos.

Quando os átomos do escritor uniram esforços para escrever estas histórias, decidiram que elas seriam leves, divertidas, informativas e poéticas… Buscaram inspiração na Lua, nas estrelas, em parentes e amigos, no futebol, no folclore, na bandeira brasileira, em filmes… Até alguns músicos, dinossauros, políticos e dentistas participaram. Faltava algo para unir temas tão diversos. Então eles, os átomos, olharam em volta. Tudo (as pessoas, os vírus, as baleias, o Sol etc.) compõe-se de elementos químicos: carbono, oxigênio, fósforo, enxofre, e tantos outros… Elementar, caros amigos – pensaram –, este será o tema. Foi assim que os elementos químicos se juntaram às demais personagens, às vezes como coadjuvantes, outras, como atores principais, para contar um pouco do fascinante dia a dia dos átomos.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Marcelo R. L. Oliveira nasceu em dezembro de 1960, em Ituiutaba, Minas Gerais. Mudou-se para Belo Horizonte em 1979, onde se tornou bacharel, mestre e doutor em Química. Lecionou por dez anos na Universidade Federal de Ouro Preto e hoje é professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, cidade onde reside desde 1997. É casado e tem três filhos. Publicou diversos artigos científicos em revistas especializadas em Química e sete livros para crianças: Salada de frutas (RHJ, 1990), Catapora (RHJ, 1992), A reunião dos planetas (Cia das Letrinhas, 2000), Nós e os bichos (Cia das Letrinhas, 2001), O sumiço da elefanta (FTD, 2008), Certos nomes (RHJ,  2008) e O roubo da estátua de Ganesh (FTD, 2009). Em 1998 foi o vencedor do VIII Prêmio Henriqueta Lisboa de literatura infantil, patrocinado pelo Governo do Estado de Minas Gerais com os originais de Nós e os bichos. É autor do livro Elementar, caros amigos: o fascinante dia a dia dos átomos (selo A Girafa). Site:  http://marcelorloliveira.com.br/