Notícia

Discurso proferido pelo Professor Demuner durante a inauguração do novo prédio do DEQ


Após saudar as autoridades presentes o Professor Demuner fez o seu discurso como segue:

É com muita satisfação que hoje estamos inaugurando o edifício do Departamento de Química da UFV. É uma reivindicação antiga na nossa instituição essa construção pois o Edifício Fábio Ribeiro Gomes já estava pequeno para nos abrigar e há bastante tempo estávamos trabalhando em uma infra-estrutura aquém de nossas necessidades, principalmente após a ampliação do quadro de servidores, professores e aumento do número de alunos na Instituição. Nessas novas instalações, o DEQ  alocará  pincipalmente os Cursos de graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura), Licenciatura em Química (Noturno) e Engenharia química e de Pós-graduação em Agroquímica. Além de oferecer disciplinas a alunos matriculados nos cursos oferecidos pelo DEQ, o departamento também oferece disciplinas teóricas e práticas para aproximadamente 6000 estudantes matriculados a cada ano em diversos cursos de graduação e de pós-graduação na UFV.
Uma cerimônia de inauguração não é fruto somente de uma administração. Reconhecemos o trabalho de vários reitores e chefes do Departamento de Química há cerca de pelo menos 40 anos, envidaram esforços para a concretização do que foi durante vários anos um sonho químico na UFV. E hoje testemunhamos com imensa satisfação e alegria a realização do que um dia foi sonho e registramos nesse momento o agradecimento a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a construção desse prédio. Eu, particularmente professor do DEQ há pouco mais de 20 anos, acompanhei de perto todo o trabalho dos ex-chefes, especialmente dos professores Benjamim Gonçalves Milagres e Elita Duarte Costa, que se empenharam em seus mandatos de chefia para  que o  projeto do novo prédio  se tornasse realidade, dando continuidade aos esforços de seus antecessores
No passado, se bem dizendo no século passado, o Departamento de Química era basicamente prestador de serviços para os cursos de graduação da UFV, e  a Química ocupava a cadeira de número 7 estabelecida na ocasião de criação da UFV, nos anos de 1926.  Com o passar dos anos tivemos a criação do curso de licenciatura em Ciências e Licenciatura plena em Química, em  1969 e do bacharelado em 1983.
Mesmo antes da implantação do programa Reuni o nosso Departamento já havia tomado a decisão de aumentar de 40 para 60 o número de vagas no curso de Bacharelado e Licenciatura em Química. Em atendimento às diretrizes do Reuni foi criado o curso de Licenciatura na modalidade noturno, oferecendo 40 vagas, e o Curso de Engenharia Química com 40 vagas. Assim, o DEQ mais que triplicou o número de vagas para cursos de graduação, o que hoje equivale a 140 vagas em diferentes cursos de graduação. Esse aumento é bastante relevante para a instituição uma vez que foi o maior aumento de vagas registrado em departamentos da UFV.
O Programa de Pós-Graduação (agroquímica) que oferecia apenas o mestrado,  com 27 alunos matriculados até 2005 também logrou êxitos em expansão nos últimos anos. Em 2005 foi criado o Doutorado, (Conceito 5 pela Capes) e hoje, 7 anos a contar da data de sua criação, tem mais de 100 estudantes matriculados.  
Portanto senhores, vê-se que mesmo com o espaço restrito e algumas instalações não tão apropriadas às condições de trabalho, estivemos sempre lutando em prol do avanço do departamento em todos os sentidos.  Tenho a convicção de que, diante das novas instalações, todos nós estaremos bem mais motivados a continuar trabalhando para o engrandecimento do DEQ e da UFV. Nossos estudantes terão à disposição salas e laboratórios de ensino e de pesquisa com melhores condições de trabalho e de segurança. Professores, funcionários técnicos e administrativos também usufruirão de gabinetes e salas com melhores condições de trabalho.
Assim senhores administradores estamos juntos, sempre,  trabalhando para o crescimento da nossa instituição.
Agradeço a cada um dos servidores e professores, em especial aos  ex-chefes do Departamento de Química que aqui estão agraciando-nos com sua presença, e também àqueles que não puderam comparecer à essa cerimônia, e que jamais poderiam ser esquecidos.
A cada ex-aluno do DEQ (graduação e Pós-graduação), parte integrante para o desenvolvimento do nosso departamento, e que grandes conquistas trouxeram-nos, também o meu especial agradecimento.
Quero agradecer, na pessoa da nossa Reitora, a todos os ex-reitores da UFV (alguns estão aqui presentes e outros que por motivos de força maior não puderam estar presentes. Cito aqui o Professor Luiz Cláudio Costa que não pode estar presente) que reconheceram a necessidade de construção de um novo prédio e por todo empenho que tiveram em suas gestões para que hoje, dia 06 de dezembro de 2012, estivéssemos aqui participando dessa cerimônia. E vou além: obrigado por terem apostado no Departamento de Química da UFV.
Quero agradecer aos Pró-reitores e diretores de centro  atuais e de gestões anteriores pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento e inserção da UFV no cenário nacional e internacional e nós do Departamento de Química fazemos parte desse cenário.  
Aos profissionais responsáveis pela construção do prédio, engenheiros, projetistas, arquitetos, pedreiros, serventes e outros tantos que auxiliaram na construção desse estabelecimento, nossos sinceros agradecimentos.
Finalmente agradeço a todos aqui presentes, muitos dos quais por inúmeras vezes passaram por mim com aquela pergunta: e o prédio?”, já mudaram? ou como está no novo prédio? Confesso que, por algumas vezes, realmente não tinha a resposta. Por outro lado, ouvia-se também comentários meritórios pelo campus: “Parabéns”, “o prédio está muito bonito”, “vocês  merecem”. O departamento de química é da UFV, é do povo, é de todos nós e para todos que virão no futuro usufruir desse espaço. Agradeço em especial a meus familiares (Rita, Flávia, Líllian e Iara) pois tirei algum tempo delas para me dedicar às tarefas profissionais. Agradecemos aos nossos visitantes Professor Vitor Ferreira e Professor Luiz Carlos Dias que deixaram suas atividades para nos prestigiar nesse dia. Voltem sempre.
Não posso deixar de agradecer a Deus e a Maria Mãe de Deus que sempre nos acompanharam. Que Deus e Nossa Senhora iluminem, acompanhem e abençoem a cada um que entrar nesse estabelecimento.
Sejam todos muito bem-vindos ao Departamento de Química da UFV. Estaremos sempre prontos para recebê-los.
Muito obrigado.
 
Antônio Jacinto Demuner - Chefe do Departamento de Química
Viçosa, 6 de dezembro de 2012

Galeria de Imagens


Parceiros